Somos Membros da Igreja
Pesquisa personalizada

O Escape

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 comentários
Imaginemos a seguinte situação: uma panela de pressão no fogo. Dentro da panela hermeticamente fechada, o vapor vai se formando, aumentado cada vez mais a pressão interna. Quanto mais fogo, mais vapor se forma.
Existe, porem, nesse tipo de panela, uma válvula reguladora de pressão, que permite a saída do ar quando a pressão interna vai chegando ao limite.
Com a panela fechada, o alívio da pressão só acontece quando a válvula se abre. Com isso, a pressão se mantém limitada numa intensidade adequada para o cozimento mais rápido dos alimentos.
Há situações na nossa vida em que parecemos estar dentro de uma panela de pressão. São tribulações no lar, no serviço, entre os familiares, no trânsito, no comércio ou até na igreja!

Mas Deus dá o “escape” para que possamos suportar.

O texto de (I Corintios 10:13) Diz: - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Deus conhece o nosso limite porque Jesus já sofreu todas as provações possíveis que venhamos a passar.

Em (Hebreus 2:18) Lemos: - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

A eficácia do sacerdócio de Jesus está no fato de que, embora sem pecado, Jesus passou por todo tipo de tentação a que estamos sujeitos e por isso compadece-se de nós, vindo em nosso socorro no momento de maior necessidade:

(Hebreus 4:15) - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
(Hebreus 4:16) - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

A válvula reguladora da panela não abre antes, mas só no momento do limite da pressão. Aí, repentinamente ela abre e faz...PSSSS; daí vem o alívio!
Se não ouvimos a válvula funcionando, ficamos apreensivos sem saber se ela está ou não entupida.

É como o mergulhador que depois de permanecer até o limite de sua resistência, sobe à superfície para tomar fôlego e assim prossegue a sua atividade. Ao intensificar os treinos para respiração, o mergulhador vai cada vez adquirindo mais resistência, podendo permanecer mais tempo debaixo d’água, mas sempre haverá um limite para as suas forças.
Cada vez, porem, que ele volta à superfície e renova o ar, ele sente um alívio agradável e assim, adquire novas forças para prosseguir.

Em Gn.22:1 a 13 vemos que aquele carneiro para o holocausto só apareceu no momento limite antes da tragédia acontecer.

No caso de Abraão o “limite” foi quase insuportável porque ele era um homem de muita fé.
Em (Hebreus 11:17) a bíblia diz: - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
(Hebreus 11:18) - Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

Abraão não hesitou em levantar o cutelo para sacrificar seu filho Isaque, porque tinha a certeza que, de alguma forma e de algum lugar, viria para ele o escape e o socorro necessário. Para aquele que confia, o final de uma provação é sempre para benefício, especialmente quando há um fim corretivo.

Em (Hebreus 12:11) diz - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

Em Hb.12:4, a expressão “resistir até o sangue” foi usada com significado de suportar acima do limite.
Deus nos livra do insuportável para que possamos resistir até o limite suportável.
A graça de Deus era o escape para as tentações que o apóstolo Paulo sofria.

Quando estava no Getsêmani, Jesus experimentou o conforto do Pai no momento limite de suas forças, quando já havia inclusive vertido gotas de sangue sobre o chão (Lc.22:44).
hematidrose . [De hemat(o)- + -idr(o)- + -ose1.] S. f. Med. 1. Excreção de suor sanguinolento. Isto acontece por causa do stress intenso, nesta situação extrema, pequenos vasos sangüíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor.
O texto diz que Jesus intensificava suas orações na medida em que sua angústia e agonia aumentavam.

O texto de Is.38:17 diz que “para minha paz estive em grande amargura”. Isto significa que um momento de grande aflição pode acabar gerando uma aproximação maior de Deus e com isso trazer ao aflito um alívio nunca antes experimentado.

O importante é que aquele que esteja numa situação desse tipo não “jogue a toalha no chão”, desanimando a ponto de deixar de resistir até o seu próprio limite, para que o inimigo não prevaleça por causa da falta de perseverança.

Lemos em (Hebreus 10:37) - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.

(Hebreus 10:38) - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

As vezes é necessário perseverar “mais um pouquinho de tempo”, porque aquele que há de vir virá e não tardará. O nosso recuo prematuro impede o escape providencial de Deus no momento decisivo para a nossa vitória.

A Shechinah o Segue!!!

Seu Irmão MVDS.
 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Leia as Regras:
Seu comentário é muito importante para nós da Shekinah. Portanto, comente com responsabilidade.
Fique a vontade para opinar, criticar, perguntar... Prefira comentário relacionado ao post.

Atenção: Não serão aceitos comentários:

1)Ofensivos
2)Anônimos
3)Em CAIXA ALTA.