Somos Membros da Igreja
Pesquisa personalizada

OS NOVE DONS ESPIRITUAIS

sábado, 3 de abril de 2010 comentários
ARTIGO DE FÉ: “Nós cremos na operação dos noves dons do Espírito e pedimos que nosso povo viva de tal maneira que estes dons se manifestem nas suas vidas.
I Co.12:1-12”

Este é um assunto complexo para muitas pessoas, porque uns crêem nos dons espirituais, outros não. Dizem uma minoria que os dons espirituais foram temporais, somente para a era apostólica. Outros creem no exercício destes dons, mas de forma diferente. Fica, assim, difícil para as pessoas que tem pouco conhecimento da palavra de Deus, entender esta tão maravilhosa e espiritual verdade. Mas, o mesmo Espírito Santo, que concede (da) dons, ilumina nossa mente, através das Escrituras Sagradas, para compreendermos que os dons espirituais foram (e são) dados à igreja e não aos apóstolos. A igreja ainda estar na terra e permanece até o arrebatamento.

Abandone todo o pensamento humano e deixe o Espírito Santo esclarecer a verdade pela palavra de Deus (ver I Co.12:1).

a) Os dons espirituais Dados a igreja;
Os dons espirituais são dados a igreja, o corpo de Cristo. O apóstolo Paulo fala aos efésios que a igreja é o corpo de Cristo, e que nós somos membro deste corpo. “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23 - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” (Ef.1:22,23).

Veja também (I Co.12: 14-27.)

A função de cada membro no corpo de cristo é o que chamamos dons dado por Deus, o Espírito Santo. Diz o apóstolo Pedro: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros...” (I Pe.4:10). Pedro está falando aos irmãos e não aos apóstolos. Então os dons não são privativos dos apóstolos.

Certa vez alguém me pergunto: todo mundo tem dons?
Respondi Sim! Todos os que são membros do corpo de Cristo, tem dons. Os membros do corpo de Cristo são vivos e cada um exerce sua função individualmente. Nenhum deles é inerte ou morto. “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Rm.11:29). Não sabe qual é o seu dom ou dons? Busque a Deus em constante oração, até saber; pois cada um deve exercer seu dom (I Co.12:29-31; Mt.25:14-30).

O Espírito Santo concede dons para a edificação da igreja.
Os dons são concedidos por Deus, o Espírito Santo, que dirige a Igreja na dispensação da graça. “Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função; assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada” (Rm.12:4-6). 
Os dons espirituais são dados com um objetivo específico: edificar o corpo de Cristo, a igreja. “A manifestação do Espírito é concedido a cada um, visando a edificação da igreja” (I Co.12:7).
"Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef.4:12). “Assim também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja” (I Co.14:12).

Os dons são do Espírito Santo, Ele distribui segundo a sua vontade e a quem quer, individualmente (I Co.12:11). Devemos procurar com zelo (I Co.12:31).
b) Os nove dons (I Co.12:8-10)
O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios, enumera nove dons do Espírito Santo. E estes são classificados em três grupos, que são:

1. Dons de revelação – “para saber sobrenaturalmente” .
  • Palavra da sabedoria
  • Palavra do conhecimento
  • Discernimento de espírito;

2. Dons de poder – “para agir sobrenaturalmente”.
  • Dons de curar
  • Operações de milagres

3. Dons de elocuções ou inspiração;
  • Profecia
  • Línguas
  • Interpretação de línguas

Não estarei detalhando cada dom, apenas definirei cada um.

Dons de revelação

_ Palavra da sabedoria – (v.8).
Aqui não se trata da sabedoria natural ou terrena. É uma sabedoria espiritual que vem do alto. O irmão Tiago em sua epístola (1:5) fala da sabedoria que vem de Deus; e que se alguém deseja peça-o com fé. Se for da vontade de Deus, Ele concede. Examine: Tg.1:17; 3:17; Jó.28:12-28. A palavra de sabedoria na vida de Jesus (Mc.6:1-2).

_ Palavra do conhecimento ou da ciência – (v.8).
Todos os dons tem manifestação sobrenatural, pois não é terrena. Mayer Pearlman fala do dom do conhecimento como: “O conhecimento de Deus...”, é “o conhecimento mais elevado das coisas divinas e cristãs das quais os falsos mestres se jactam”. Leia I Co.1:5; 14:6; Rm.15:14; Ef.1:17; 3:3.

_ Discernimento de espíritos (v.10).
Distinguir o profeta falso do verdadeiro. Discernir se alguém fala pelo Espírito de Deus ou não. Se é verdadeiro ou enganador. (At.5:1-11; 8:18-23; 13:6-10).

Dons de poder

_ Fé – (v.9).
Aqui não se refere a fé salvadora de Ef.2:8, apesar de que também esta fé é um dom. O dom de fé que Paulo fala trata-se de uma fé especial que faz maravilhas (Mt.17:19-20).

_ Dons de curar – (v.9).
Este é o único dom que se expressa no plural, isto porque, existem diversos tipos de
enfermidades. Exemplos de curas: At.3:6; 8:6-7.

Operação de milagres – (v.10).
É a realização de milagres especiais: At.19:11-12; 9:36; 13:11. Outros milagres: Livramento de Pedro da prisão (At.12:7-11); multiplicação dos pães (Jo.6:5-13). No Antigo Testamento: Travessia do mar vermelho, o sol que parou, os pássaros alimentam o profeta Eliseu, etc.

Dons de elocução ou inspiração
A definição dos dons de elocução é mais complexa que dos dons de revelação e dons de poder, devido hoje haver muitos pensamentos acerca da manifestação desses dons, necessitaríamos de um espaço maior para explicarmos com detalhe a realizamos dos mesmos.
A definição que segue é como cremos:

Profecias – (v.10)
A palavra profetizar significa “expressar palavras inspiradas”. De acordo com 1Coríntios 14:31 que diz: “Porque todos podereis profetizar, um depois dos outros; para que todos aprendam..” , concluímos que todos os crentes podem exercitar este dom em determinadas ocasiões, como o Espírito Santo queira. O propósito de tais expressões proféticas é: Edificar a igreja, exortar aos crentes e consolá-los. “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (I Co.14:3). As profecias não devem ser confundidas com uma pregação; não tem propósito de predizer o futuro e sim encorajar o cristão no presente; não deve ser usada para uma direção pessoal em que alguém deva viver conforme dito, pois devemos dirigir nossa vida por meio da palavra de Deus; não requer nenhuma interpretação, o dom de línguas, sim, é que requer um intérprete.

Línguas – (v.10)
Segundo I Coríntios 14:5,13,28, deverá ser sempre acompanhada pelo dom de interpretação de línguas para a edificação de toda igreja e não somente de um indivíduo. Rejeitamos o ensino que alguém possa falar línguas quando bem quiser, sem a direção do Espírito Santo na ação. Isto implica também a todos os dons. Quem tem o dom de curar poder sair pelas ruas curando a quem bem quiser?

Interpretação de línguas – (v.10)
O significado é como o próprio nome expressa. É impossível alguém utilizar o dom de interpretação sem que antes tenha havido a manifestação do dom de línguas. Ambos trabalham juntos.

c) Outros dons
Existem outros dons além destes de que vimos em I Co.12:4-11. Paulo fala de outros dons em Rm.12:4-8, Ef.4:7-12 e I Co.12:28-31: Apóstolo (missionário, enviado), pastor (apascentador), evangelista, dom de contribuir, de misericórdia, de exortação, de presidir, de ministérios, de socorro, etc.
Continue Lendo...