Somos Membros da Igreja
Pesquisa personalizada

Explode coração na maior felicidade

domingo, 14 de fevereiro de 2010 comentários

Explode coração na maior felicidade,  é lindo meu ......... contagiando e sacudindo esta cidade...
 

Esta e uma marcha que embalou uma escola de samba na  avenida durante sua apresentação no desfile de carnaval, a alguns anos atraz.

Mas esta marcha ainda esta na boca de muitos foliões, que se preparam para mais um ano de carnaval, se aquecendo (como dizem) ao som do samba.
Refletindo um pouco sobre esta frase, e  analisando o significado da palavra carnaval, deparamos com uma serie de questões cuja as respostas nos  provam que por traz de uma filosofia carnavalesca existe uma influencia maligna, diabólica, e satânica.

O carnaval é uma realidade. Ele aí está e penetrando pelos corações, arruinando vidas e famílias inteiras.

Sobre a Alegria e a felicidade.

Todo indivíduo sente necessidade de alegria. Sem ela, a existência se torna insuportável. A própria saúde física se ressente.
Diz a Sagrada Escritura,

(Eclesiastes 8:15) -  Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol. 

Mas será que sobriamente temos analisado os mistérios ocultos por traz de uma simples festa de carnaval, que na verdade de simples hoje em dia não tem mais nada.

Carnaval Seu Significado Etimológico.

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".
Se observarem, o significado da palavra carnaval e seu objetivo descrito acima, vamos perceber que nada tem em comum ou haver com a realidade que hoje e vivenciada.
Hoje o que vemos ano após ano e o carnaval como patrono das orgias que cresce em proporções assustadoras alcançando de forma coletiva todas as sociedades, desde nossas crianças ate os nossos anseios.
E é nesse cenário com crescente degradação dos padrões morais e agressão à dignidade humana, que escutamos na boca do povo a melodia.
Explode coração na maior felicidade......

A Biblia diz:
1 - FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

2 - Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;

3 - Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

4 - Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

5 - Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.

6 - Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

7 - Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,

8 - Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.

9 - Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.

10 - Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,

11 - O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;

12 - Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;

13 - Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;

14 - Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,

15 - Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;

16 - Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;

17 - Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;

18 - Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.

19 - Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.

20 - Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.

21 - Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.


22 - Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

O carnaval não traz nada de Cultural ou esta relacionado com evento promotor de alegria e interação coletiva. Mais vem a ser um espetáculo para turistas, e oportunidade aos menos escrupulosos de extravasar baixos instintos, esperando contar com certa cumplicidade do meio ambiente. Aumentam os crimes, os atentados ao pudor, as violências e o excesso de álcool. Cresce o consumo das drogas, que geram os “dependentes”, cresce o numero de vitimas do sexo livre, as doenças são propagadas em números alarmantes, etc... porque usaram abusivamente sua “independência”. Ou o livre arbítrio?

O corpo humano tem uma dignidade inalienável. Não pode ser profanado pelo exibicionismo desregrado. Aviltar dessa maneira a beleza é atingir o próprio Deus, de onde emana tudo o que temos de positivo.

Paulo nos ensina:
(I Corintios 6:18) - Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

(I Corintios 6:19) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?


(I Corintios 6:20) - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Em uma cidade onde persistem tão grandes carências básicas, são feitos gastos suntuosos de brevíssima utilização, com os efeitos negativos. Tentam acobertá-los sob o pretexto de divisas ou razões semelhantes. Também a gente humilde se impõe pesadas privações para ostentar galas efêmeras. É despendido em poucos dias ou em horas o que se economizou durante o ano inteiro, talvez com sacrifício da alimentação da própria família. Explicações ou motivos alegados não justificam essa dura realidade.
Compreendo a necessidade da descontração na vida de um povo sofrido. Entendo também que há limites. Ultrapassá-los é cair na insensatez coletiva.
Não tenho a ingenuidade de pretender reviver padrões de comportamento de um passado que não volta. Insisto, isto sim, em afirmar que há formas nobres, simples e sadias de lazer. Elas irradiam a alegria autêntica que refaz as forças do corpo e aumenta as energias do espírito. Contudo, tomados como um todo, merecem restrições ditadas pelo mais elementar bom senso.
Que fazer, então? Refletir, durante esses dias, sobre as conseqüências que poderão advir. Isso nos conduz a uma indispensável moderação, distinguindo, do que há de aceitável, aquilo que encerra em seu bojo condenáveis manifestações de baixos instintos. Afinal, somos seres racionais e não simples animais, destituídos de razão. Isso nos possibilita selecionar, o que é saudável, nesse período , devemos rejeitar o que fere a consciência cristã. Assim evitamos desgraças irrecuperáveis.
Por uma submissão generosa, o homem prudente orienta seu procedimento, discernindo o aceitável e repudiando tudo aquilo que contraria frontalmente nossa qualidade de filhos de Deus. Temos que compreender nossa época, inseridos que somos no mundo, mas é preciso coragem para reprovar o que se opõe à dignidade humana, fundamentada no Evangelho de Cristo.

(Mateus 13:22) -  E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

(João 15:19) -  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.


(Tiago 4:7) -  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Continue Lendo...